terça-feira, 25 de setembro de 2018

Lady Gaga | O dia mais radiante é na primavera



Duas coisas já se tornaram certas sobre esse blog: ele é meu termômetro emocional e todo dia 25 de setembro tem texto.

25 de setembro é meu dia favorito no ano. Sempre faço questão de lembrar isso, não para os outros apenas, mas principalmente para mim, pois diz muito sobre quem eu sou, quero ser e em quem me espelho. 25 de setembro é meu aniversário de alma, já que o do corpo cai em outra data. A balança me persegue, está sempre comigo em todos os cantos que eu vá, me encurralando em todos os caminhos dessa vida. Nos dias e trilhos mais afáveis, está comigo para dividir os risos. Já nos duros e mais nublado dos dias, vem sempre me lembrar que parte de mim está dividida, pesada e medida em outros corpos que andam comigo quando eu pareço não ter mais pés para isso. 25 de setembro é o dia mais lindo do ano.

Eu sou muito maluca dos signos (e eu não ligo se você, leitor/leitora, não seja) e para uma taurina que tem um mapa tomado por signos de fogo e terra é muito desafiador conviver com pessoas regidas por signos de ar. Parece um papo vazio para quem não se importa com astrologia, mas sendo mais objetiva, tente colocar alguém que a única certeza que existe é a que ele/ela tem razão, para conviver com outra que a única certeza que existe para si é a da mudança. E com certeza pela graça do Universo, no sentido do chiste e da benção, eu como a boa pessoa cheia das observações aleatórias percebi que a grande maioria das pessoas que me cercam são regidas por um signo de ar, mas particularmente por Libra.

A constelação de Libra está visível, se mostra no equinócio quando dias e noites tem suas durações equilibradas. Na mitologia grega Zeus e a titânide Themis tem uma relação arquetípica solar e o lunar, sendo assim são representação do equilíbrio e deram origem a Astreia. Assim como a mãe, Astreia estava ligada à justiça, e o mito retrata que ela se recusou a viver diante das injustiças e abandonou a Terra dando origem à constelação de Virgem, e a balança da justiça que carrega consigo seria a constelação de Libra. Junto com Atena, Afrodite e Apolo personifica o equilíbrio da justiça, inteligência o amor e o belo/harmonioso. E é justamente nesse amor que os astros cruzam Libra e Touro, signos que são regidos por Vênus.

Duas das pessoas mais especiais da minha vida fazem aniversário no dia 25 de setembro, e da mesma forma que a representação mitológica, elas se apresentam para mim como a sensatez que muitas vezes me falta. Por isso passei a comemorar o dia 25 de setembro, que para mim é o dia mais radiante do ano, como se houvesse um verão particular em plena a primavera. O sol esteve especialmente lindo hoje.

Dias radiantes precisam de sons e para mim, esse pode ser traduzido em dois, como são os lados da balança.

I was twenty-three
She was thirty-five
I was spiralling out
And she was so alive
A Texas girl real strong
Taught me this strong song
So when I start to bawl
She says, "let your teardrops fall"


Em 2016, quando lançou o álbum Joanne, Lady Gaga incluiu na versão deluxe a canção Grigio Girls, uma homenagem a sua amiga Sonja Durham, que na época lutava contra um câncer em estágio terminal. Segundo Gaga, a música é sobre como o grupo de amigas que elas tinham em comum continuou se encontrando durante o período de tratamento de Sonja para apoiar umas às outras e se encorajarem diante da situação. Grigio Girls é sobre um grupo de amigas que vão continuar se encontrando para tomar vinho comum – sim, Pinot Grigio é um vinho bem popular nos EUA -  e não deixarem sem o apoio umas das outras. É uma música sobre resiliência, mas que antes de tudo é sobre não temer compartilhar as vulnerabilidades que temos com aquelas pessoas que de fato compartilham sentimentos conosco. Muitas vezes tudo que a gente precisa é compartilhar um silêncio com alguém.

Hey girl, can you hear me?
Are you holding out your heart?
Hey girl, do you feel me?
Sometimes I go too far
Hey girl, it ain't easy
I know it's pulling me apart
But darlin', don't you leave me
Baby, don't you leave me

        
               No mesmo álbum, Gaga dividiu o vocal com Florence Welch na faixa Hey Girl, que é um hino a sororidade, mesmo que essa palavra tenha se tornado cada dia mais escorregadia em seu uso. As mulheres estão constantemente sendo colocadas em posição de rivalidade, mas Welch e Gaga cantam para contrariar tudo isso. Quando as mulheres se apoiam, se motivam e agem empaticamente, mesmo diante das diferenças, todo o sistema se move com elas. 


            Eu me sinto grata por dividir o peso da minha caminhada que por vezes parece caustica demais, com mulheres que me inspiram e me fortalecem. Cada primavera floresce trazendo à lembrança que não ando só.


0 comentários:

Postar um comentário