terça-feira, 12 de julho de 2011

Pois é...


Ai... Sinto minha língua doer e minhas orelhas coçarem, quem me conhece sabe que sempre fui uma critica ferrenha do trabalho da Mata, mas desde o seu  Ao Vivo que venho queimando minha língua e principalmente: revendo meus conceitos. O fato é: ando cantarolando demais suas músicas. Não sei se é a vida me pregando uma "peça" ou se realmente redescobri a voz dessa boa cantora mato-grossense.

 Não considero a Vanessa umas das melhores cantoras da MPB... Isso nem passa em minha mente, mas sem dúvidas ela tem algo que me atrai, não sei se são os arranjos que são incrivelmente contagiantes (tão contagiante que chego a esquecer da voz dela). Pra ser uma grande artista não basta uma voz canora e trabalhada, tem que ter "pegada", bossa e carisma sonoro, isso são requisitos nos quais Da Mata esta a frente de muitas que indiscutivelmente cantam "mais" que ela. Ela não tem  atropelos nem inibição, no palco se mostra solta e leve como alguém que não demonstra nenhuma preocupação com fama e etc... O que quero dizer é: ela tem a essência que a muito se perdeu no meio musical, a paixão pela musica ao invés da paixão pela fama. É impensável compara-lá a Marisa, a própria Da Mata já demonstrou repudio a essas comparações o que no principio me soou prepotente, mas agora entendo-á porque a escuto sem preconceito busco ouvi-lá com ouvidos livres e para minha surpresa ando me divertindo muito com isso. Seu novo álbum Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias  é uma delicia as canções às vezes parece não seguir o "parnasianismo" melódico quase sempre as frases não rima, mas quem foi que disse que as letras têm que rimar? Ela tem que alcançar os corações, esse deve ser o sentido a ser seguido ou muitas vezes só nos arrancar uma boa risada, tudo isso tem de sobra nas canções da Vanessa, musica boa, mas sem "nhem nhem nhem". 

Paguei minha língua em relação a ela, mas reverencio aqui seu amor a musica, amor esse que transborda em alegria musical que nos atinge a cada acorde de seus irreverentes arranjos.a partir de agora a vejo como um alerta para meu preconceito musical, não posso me deixar levar apenas por vozes compassadas que suas canções não dizem nada, tenho que me deixar ser levada por um oceano chamado musica, esse sim me leva a lugares bons e nunca antes navegados...

2 comentários:

Anônimo disse...

aayyyy me encantaaaa como escribes alice woooowwww tengo algunas dudas de palabras despois comento hauahauahu esta perfeitoo <3

Anne disse...

Eu também não gostava dela. Mas 'Ainda Bem' virou uma das minhas músicas favoritas, e até tema do meu namoro. Acho que Vanessa foi assim: Amor a "segunda vista".

Postar um comentário