quarta-feira, 29 de junho de 2016

Off Topic| Quando nem as canções bastam

Nem só de sons se fazem os dias. As vezes a gente só quer ficar escutando nossos próprios pensamentos. O que pode ser bem amargo. Ficar perdido em nossa própria confusão e preso em nossos próprios conflitos é nosso refúgio, nossa proteção. Nos fechamos porque não parecemos mais ser capazes para lidar com as agressões da vida. Entramos no modo operandi da resignação.

Não posso fazer ode a isso, não é algo que me orgulhe de dizer que é aceitável, mas é o que temos em nossas mãos em alguns momentos. É o que a vida supostamente nos oferece. Sinceramente, não sei se é ela que nos oferece ou se é o que nós pensamos que merecemos. Temos medo da grandeza dos nossos quereres. Imagine o quanto deixamos de viver por medo da projeção da dor. Precisamos decidir se queremos o estado de inércia ou respirar fora desse tubo que é nossa acomodação.

Eu particularmente tenho preferido nadar contra a corrente. Sinto que até tenho aberto mão dos meus desejos pessoais para enxergar o que é necessário ser feito. É pensar mais com a razão e deixar a impulsividade em segundo plano. Na verdade, eu não expresso nem 50% de tudo que eu gostaria de dizer, fazer e materializar, abro mão porque minha insegurança me emite sinal alerta a todo momento, o que é uma grande merda. Queria não ter seriedade na vida pelo menos por 10 minutos. Levar a vida muito a sério é um peso que na maioria das vezes se torna insustentável.

Nos cobramos em demasia, nos permitimos pouco. Nos restringimos muito. Mas nossas pulsões estão muito visíveis que nem precisaríamos falar sobre elas, elas estão nuas. Nossa alma está nua. A troco de quer sofremos tanto por isso? Quando na verdade as dores são nossas. Escute bem, ninguém poderá carregar suas dores, logo ninguém pode comandar seus sentimentos e ações. Isso gera uma angústia, uma ansiedade que nos corrói por dentro e nos joga dias a fio no nosso estado depressivo. Estamos aceitando que nossos medos deem o tom e o ritmo da nossa vida.

Não sei bem como lidar com minhas dores, mas se pudesse cataria as suas, caro leitor/leitora, e as levaria para o esquecimento. Parece ser tão difícil fazer as pessoas entenderem que aquela nossa indiferença, silêncio e falta de interesse são na verdade gritos emudecido de socorro. São nossas dores sufocando a nós e nossas relações aos poucos.

Não existe alopatia suficiente para nos tirar dos dias pesados. Não posso mentir para você, mas posso com certeza lhe oferecer os ouvidos e olhos para ouvir e olhar enquanto escuto, pois isso foi tudo que eu também precisei e ainda preciso em meus dias de chumbo. E desejo profundamente que você poderia ver a mesma força que eu vejo emanar de você e que sua alma conseguisse refletir na mesma nuance do que o espelho lhe mostra.

Caro leitor/leitora, não existirá músicas para todos os dias e nem sorrisos e abraços suficientes para suas dores, mas quero que saiba que independente das agruras, dos dias e das decepções, as nossas dores podem nos guiar para um entendimento pessoal e do próximo. E pode ter certeza, você nunca estará só nessa jornada a partir de agora.


0 comentários:

Postar um comentário