sábado, 12 de março de 2011

Leão do Norte

Como na maioria das minhas histórias musicais, essa também surgiu em minha infância, acho que deveria ter uns 6 ou 7 anos quando me encantei por uma música que até hoje me arrepia até a alma. Leão do Norte é um verdadeiro hino, mas só entende quem a Pernambuco pertence, sem duvidas nos todos temos um pouco do mangue...

Mas, uso essa canção apenas como “isca” para falar do gênio que a lançou. Osvaldo Lenine se transformou num ícone de nossa música, não apenas pernambucana, rompeu as barreiras do preconceito e atingiu um patamar de ícone da MPB, hoje suas canções são trilhas, não apenas de novelas, mas da vida de muitas pessoas que como eu pulsão com letras que são uma verdadeira viagem, o conhecer algo novo antes inimaginado.

Engenheiro Químico de formação, Lenine leva a linguagem cientifica muitas vezes para suas letras, o que as tornam únicas. O engraçado disso tudo é que ele diz ter se apaixonado pela química por conta de professor Kramer, que até hoje ainda é um renomado professor aqui de Recife. Foi nessa mesma época de colégio, mas exatamente o Salesiano do Recife, que Lenine diz ter guardado a lembrança da repressão (época de ditadura), pois nunca era chamado por seu segundo nome, Lenine, por conta dos ideais soviéticos tidos na época como imorais e repugnantes, por se tratar de um colégio de educação religiosa...

Mas, é por esse nome que é conhecido mundialmente (foi uma homenagem de seu pai, um comunista ferrenho, ao grande líder da Revolução Russa), hoje suas canções transitam do Mangue Beat ao Pop Rock. Mesmo morando a muitos anos na cidade no Rio de Janeiro ele parece não ter perdido a essência de ser pernambucano, ou seja, ser diferenciado e não se curvar a mesmice, ter espírito libertário, ser único.

P.S: Parabéns a Recife por seus 474 anos e Olinda por seus 475. Viva as cidades Irmã, berços das revoluções libertarias do Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

deus estoy :O me encantaa lo que escribes amigaa fofa y me encanta lenine <3

Alice Mendes disse...

mi Fofaaaaaa amo te !!!! gracias mi Eliz

Postar um comentário