domingo, 15 de agosto de 2010

La Caminadora

 

Omara Portuondo, Margarita Lecuona, La Índia, Célia Cruz... essas sempre foram minhas referências da música cubana. Por ser filha de um homem apaixonado pela ilha de Compay Segundo cresci ouvindo um disco "En Vivo" de La Unica, Célia Cruz. Em minha inocência infantil Cuba se resumia a Salsa e Fidel. Mas uma brasileira de alma cubanissima mudou toltalmente meus preceitos.

 A dois anos comecei a ouvir falar de uma cantora chamada Marina de La Riva, mas não dei muita atenção. Ainda bem que arrependimento não mata, ensina, hoje tenho convicção que pertencem a essa verdadeira diva uma das vozes mais penetrantes de nossa música. Quando comecei a pesquisar sobre o trabalho dela ainda não havia escutado o CD, ao perceber que se tratava de um resultado muito emocional, que não era apenas música por música, e sim histórias contadas a cada faixa do albúm, pensei comigo: Meu Deus!!! Essa mulher deve amar muito o que faz,porque infelizmente no Brasil o grande público não lê as  entre linhas. É uma verdadeira viagem musical, viagem essa que nós leva a uma Cuba pré-revolução e a um Brasil que ouvia rádio.
  
 Falo isso porque qual artista no Brasil gravaria uma música aonde mais de 90% da faixa e instrumental. O que me emociona é o fato da minha identificação com a Marina, assim como ela tenho saudades de coisas que não vivi, e como viajar a Espanha de meus antepassados. É sem dúvidas um convite para se sentir música de forma intensa, é desvendar o que há de mais escondido em nós.

Obs: Esse CD é viciante!!!!!

1 comentários:

Alice Mendes disse...

Fiquei radiante porque a Marina lêu e gostou do post. Que honra!!!

Postar um comentário